ALPARGATAS E TAMANCOS
Segunda-feira, 4 maio, 2009
Clogs Tamancos
Tamancos ou sapatos de madeira têm uma longa história social que tem associação com os sapatos do campesinato. Barato, durável e feito de disponibilizar os sapatos eram comuns da Escandinávia para a França ea Inglaterra do Norte. O sapato toda madeira foi feita a partir de um único bloco de madeira e foram chamados de nomes diferentes em diferentes países, por exemplo Klomp (Holanda), Klompen (alemão) e Sabots (França). A escolha da madeira era importante e as pessoas mais desfavorecidas eram madeiras que não seria dividida. Amieiro, vidoeiro, sicômoro, salgueiro ou faia foram usados. Tamancos de madeira eram usados sem qualquer enfeite ou com uma cama de palha grossa usada para almofada contra a rigidez da madeira. Na Europa artesãos itinerantes, conhecido como bodgers, preparou a madeira para tamancos por cerca de moldar a sola. Estes foram empilhados em pirâmides para permitir a circulação de ar garantindo uma natural e até a secagem. Um dos elementos essenciais de um bom par de tamancos foi par eles formam o início assim que a madeira iria encolher juntos. A fabricante de guilda entupir primeira foi formada na Holanda em 1570 e entupir o primeiro Inglês fazendo guilda veio muito mais tarde em 1600. Tamancos teve um breve flerte como sapatos de estilo para a classe média, mas logo foi abandonado e condenado a ser o calçado do trabalhador. Por 1792, os franceses da Revolução vestia traje de proletário, que incluiu tamancos. Lituano camponeses a partir do final do século 18 usava tamancos de madeira para trabalhar nos campos. Tamancos eram populares entre os trabalhadores da fábrica no norte da Inglaterra durante o século XIX e usada até à Segunda Guerra Mundial. Aos domingos ou ocasiões festivas o costume era o de substituir os tamancos sapatos de couro com uma fivela prata desportivos. Best O costume de "Sunday" ainda existe na sociedade moderna. Tamancos eram usadas por ambos os sexos e às vezes preta envernizada com um padrão de cor ou as iniciais do usuário incluído no projeto. Um costume holandês cortejo foi para o jovem a apresentar um par de tamancos mão esculpida e decorada para o seu noivo. (1778-1840) foi um crítico de tamancos e de acordo com um biógrafo condenou publicamente eles. Na figura privada bella a ocasionalmente usava um par de tamancos. O projeto de tamancos sueco é diferente do tipo de calçado tradicionalmente visto em outro lugar. Este projeto está mais próximo do estilo Patten e, ironicamente, continua a ser o modelo mais popular de tamancos moderna.
O sapateado tradicional de madeira ainda é usado em ocasiões cerimoniais e em eventos de dança tradicional, mas infelizmente o número de artesãos capazes de fazer tamancos foi significativamente reduzido.
Posted by Toeslayer at 7:05 AM Posted by Toeslayer às 7h05
Sábado, 2 maio, 2009
Sapatos de madeira na Antiguidade
Apesar de sandálias luz esculpidos em madeira lisa foram descobertos nos túmulos dos antigos egípcios é geralmente pensei que era então que os gregos etruscos que pattens usados e tamancos.Sapatos eram de madeira esculpida e desgastada estilo plataforma alta () para manter os pés secos.
Os sapatos de madeira foram condecorados e incluídos embutidos a madrepérola e prata. Alguns tinham bainhas de "jingles outros tecidos para cobrir a parte dianteira do pé. Tamancos turco foram realizadas ao lado do pé, com um aperto do dedo do pé, semelhante ao sandálias.
Por causa do som único do sapato de madeira sobre o azulejo do calçado foram chamados kapkaps e tornou-se particularmente associado com o Mediterrâneo Oriental.
A moda foi mais freqüentemente encontrados nas áreas costeiras da Ásia Menor, Síria e Egito, desde o Nilo ao Eufrates. As origens da kapkaps permanece nublado, mas muito provavelmente estes foram associados com vestido cerimonial antes de eles se tornaram uma forma geral.
Galochas de madeira (tamancos) também foram conhecer na Época Romana e usado por pessoas que vivem na região das Ardenas (Bélgica e Luxemburgo e em partes da França).
Nos tempos romanos, as Ardenas era habitada pelos gauleses e os galocha de madeira ficou conhecido como "galoche", que mais tarde evoluiu para galochas. Tamancos de madeira eram reparadas, resistente e forneceu a proteção do solo molhado. Romanos usavam tamancos de madeira nos banhos quentes e estes foram referidos como "sandálias Tirreno". Sapatos de madeira também foram usadas em outras partes do mundo, como no Japão, onde as jovens foram para o templo usando tamancos de madeira ou de calçados. Estes foram os sapatos plataforma de madeira, muitas vezes 3-4 cm do chão e foram usadas com Tabi, um especial de meia. O Geta eram feitas de madeira nezuko porque era impermeável, leve e resistente. Referência para tamancos era lugar comum nas canções, poemas e romances do período Meiji, na virada deste século.
Posted by Toeslayer at 4:13 PM Posted by Toeslayer às 4:13
Os holandeses foram usando sapatos de madeira, ou tamancos, ou "Klompen" desde os tempos medievais. Originalmente, elas foram feitas com uma sola de madeira e um top ou uma pulseira de couro pregado à madeira. Eventualmente, o calçado começou a ser feito inteiramente de madeira para proteger todo o pé. Originalmente, amieiros, salgueiros e choupos madeiras foram usados. A guilda primeiro de socas remonta a cerca de 1570 na Holanda.
Industrial Footwear Industrial Calçado
Sapatos de madeira velho
Na Holanda, os sapatos de madeira são usados pelos agricultores, pescadores, operários, artesãos e outros, para proteger seus pés. Pregos, anzóis e cortantes que possam furar um arranque normal não vai passar por um sapato de madeira. Em embarcações e as docas e nos campos enlameados, sapatos de madeira também manter os pés secos.
Holandês Cloggers
Sapatos de madeira também são usados como uma parte essencial do traje tradicional para holandês entupimento ou Klompendanskunst. Tamancos para dançar são feitas de forma diferente, que eles podem ser mais leves. As solas são feitas de madeira de freixo, ea parte superior é cortada por baixo do tornozelo. Dancers criar um ritmo, tocando os dedos e calcanhares no chão de madeira.
FONTE: Por Margaret Montet.
São Paulo Alpargatas
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
São Paulo Alpargatas é uma indústria brasileira do ramo de calçados e lonas.
Histórico
Em 1907, o escocês Robert Fraser (oriundo da Argentina, em associação com uma indústria inglesa. Robert Fraser havia criado fabricas de Alpargatas na Argentina e no Uruguai), chega ao Brasil e funda a Sociedade Anonyma Fábrica Brazileira de Alpargatas e Calçados, que dois anos mais tarde passa a se chamar São Paulo Alpargatas Company S.A. Começa a produção de Alpargatas Roda e Encerados Locomotiva, na fábrica da Mooca, em São Paulo!
A empresa é impulsionada pelo sucesso das populares “Alpargatas Roda” na lavoura de café, até colocar suas ações na Bolsa de Valores de São Paulo. Supera as dificuldades da Primeira Guerra Mundial e a gripe espanhola.
Em 1922, a Empresa exibe seu talento na Exposição Internacional do Rio de Janeiro, com uma mostra completa de seus produtos.
Mas no final da década de 20, a crise econômica provocada pela superprodução de café e pela quebra da Bolsa de Nova York faz interromper a fabricação das Alpargatas Roda, um dos calçados mais acessíveis e populares do País até os anos 30.
Durante a Revolução de32, a Revolução Constitucionalista, a Alpargatas é convocada para prover os combatentes de mochilas, barracas e fardas.
Nos anos 40, a empresa cria um programa social pioneiro que incluía armazém de abastecimento, abono de Natal e o pagamento dos domingos e feriados não trabalhados, anos antes de tudo isso se tornar obrigatório. É o que sempre digo, com ou sem Getúlio (que o diabo o tenha) os direitos trabalhistas viriam à tona...
Com o lançamento do tênis Conga e do modelo Bamba Basquete, a Alpargatas inaugura uma nova era em calçados no Brasil. Quando JK dá início à construção da nova capital, e os trabalhadores que erguem Brasília calçam Sete Vidas...
Uma mostra do talento brasileiro é lançada nos anos 60: as sandálias Havaianas, que de imediato fazem o maior sucesso. Hoje as Havaianas são famosas no mundo todo e são até mesmo incluídas em mostras de design..
Nos anos 80 o Prêmio Mauá (Bolsa de Valores de São Paulo) é concedido à Alpargatas por seu relacionamento com o mercado acionário. A Empresa cresce e se desenvolve,sendo eleita a melhor do setor pela revista Exame. Em São Paulo,a área administrativa deixa o bairro da Mooca e vai para o Itaim Bibi... Novas fábricas são inauguradas em Campina Grande e Santa Rita,na Paraíba.
Atualmente o espaço da antiga Alpargatas é nobremente ocupado por um Campus da Anhembi Morumbi, e um teatro da mesma Universidade.
FONTE: PERMALINK.
Iniciou suas produções no distrito da Capital paulista da Mooca. Já em 1909 a empresa - com o nome de São Paulo Alpargatas Company S.A. - encontrava o sucesso na venda de seus produtos graças a utilização das sandálias e lonas na produção cafeeira.
Na década de 30 o controle acionário da São Paulo Alpargatas foi transferido para a empresa argentina. No entanto, em 1982, após um gradativo processo de nacionalização do capital iniciado em 1948, a São Paulo Alpargatas deixou de ter participação argentina e passou para ao controle do gupo Camargo Corrêa, seu maior acionista.
Superando inúmeras dificuldades ao longo dos cem anos, a companhia tornou-se uma das maiores indústrias calçadistas do Brasil.
Em 2008 adquiriu mais de 60% da Alpargatas Argentina, sua antiga controladora, passando a ser a maior calçadista da América do Sul.
[editar] Principais produtos e marcas
Além das lonas e sandálias, muitas das marcas lançadas ou adquiridas pela Alpargatas tornaram-se bastante populares no Brasil, e até mesmo fora dele. As principais são:
Havaianas, sandália de borracha, com riatas confluentes no primeiro pododáctilo.
Dupé, sandália semelhante às havaianas.
Kichute, tênis de borracha vulcanizada e lona pretas.
Topper, linha de calçados e objetos desportivos.
Rainha, linha de calçados e objetos desportivos.
Mizuno, linha de calçados e objetos desportivos - concessão de produção e venda da marca japonesa.
Timberland, linha de calçados e roupas casuais - concessão de produção e venda da marca americana.
Segunda-feira, 4 maio, 2009
Clogs Tamancos
Tamancos ou sapatos de madeira têm uma longa história social que tem associação com os sapatos do campesinato. Barato, durável e feito de disponibilizar os sapatos eram comuns da Escandinávia para a França ea Inglaterra do Norte. O sapato toda madeira foi feita a partir de um único bloco de madeira e foram chamados de nomes diferentes em diferentes países, por exemplo Klomp (Holanda), Klompen (alemão) e Sabots (França). A escolha da madeira era importante e as pessoas mais desfavorecidas eram madeiras que não seria dividida. Amieiro, vidoeiro, sicômoro, salgueiro ou faia foram usados. Tamancos de madeira eram usados sem qualquer enfeite ou com uma cama de palha grossa usada para almofada contra a rigidez da madeira. Na Europa artesãos itinerantes, conhecido como bodgers, preparou a madeira para tamancos por cerca de moldar a sola. Estes foram empilhados em pirâmides para permitir a circulação de ar garantindo uma natural e até a secagem. Um dos elementos essenciais de um bom par de tamancos foi par eles formam o início assim que a madeira iria encolher juntos. A fabricante de guilda entupir primeira foi formada na Holanda em 1570 e entupir o primeiro Inglês fazendo guilda veio muito mais tarde em 1600. Tamancos teve um breve flerte como sapatos de estilo para a classe média, mas logo foi abandonado e condenado a ser o calçado do trabalhador. Por 1792, os franceses da Revolução vestia traje de proletário, que incluiu tamancos. Lituano camponeses a partir do final do século 18 usava tamancos de madeira para trabalhar nos campos. Tamancos eram populares entre os trabalhadores da fábrica no norte da Inglaterra durante o século XIX e usada até à Segunda Guerra Mundial. Aos domingos ou ocasiões festivas o costume era o de substituir os tamancos sapatos de couro com uma fivela prata desportivos. Best O costume de "Sunday" ainda existe na sociedade moderna. Tamancos eram usadas por ambos os sexos e às vezes preta envernizada com um padrão de cor ou as iniciais do usuário incluído no projeto. Um costume holandês cortejo foi para o jovem a apresentar um par de tamancos mão esculpida e decorada para o seu noivo. (1778-1840) foi um crítico de tamancos e de acordo com um biógrafo condenou publicamente eles. Na figura privada bella a ocasionalmente usava um par de tamancos. O projeto de tamancos sueco é diferente do tipo de calçado tradicionalmente visto em outro lugar. Este projeto está mais próximo do estilo Patten e, ironicamente, continua a ser o modelo mais popular de tamancos moderna.
O sapateado tradicional de madeira ainda é usado em ocasiões cerimoniais e em eventos de dança tradicional, mas infelizmente o número de artesãos capazes de fazer tamancos foi significativamente reduzido.
Posted by Toeslayer at 7:05 AM Posted by Toeslayer às 7h05
Sábado, 2 maio, 2009
Sapatos de madeira na Antiguidade
Apesar de sandálias luz esculpidos em madeira lisa foram descobertos nos túmulos dos antigos egípcios é geralmente pensei que era então que os gregos etruscos que pattens usados e tamancos.Sapatos eram de madeira esculpida e desgastada estilo plataforma alta () para manter os pés secos.
Os sapatos de madeira foram condecorados e incluídos embutidos a madrepérola e prata. Alguns tinham bainhas de "jingles outros tecidos para cobrir a parte dianteira do pé. Tamancos turco foram realizadas ao lado do pé, com um aperto do dedo do pé, semelhante ao sandálias.
Por causa do som único do sapato de madeira sobre o azulejo do calçado foram chamados kapkaps e tornou-se particularmente associado com o Mediterrâneo Oriental.
A moda foi mais freqüentemente encontrados nas áreas costeiras da Ásia Menor, Síria e Egito, desde o Nilo ao Eufrates. As origens da kapkaps permanece nublado, mas muito provavelmente estes foram associados com vestido cerimonial antes de eles se tornaram uma forma geral.
Galochas de madeira (tamancos) também foram conhecer na Época Romana e usado por pessoas que vivem na região das Ardenas (Bélgica e Luxemburgo e em partes da França).
Nos tempos romanos, as Ardenas era habitada pelos gauleses e os galocha de madeira ficou conhecido como "galoche", que mais tarde evoluiu para galochas. Tamancos de madeira eram reparadas, resistente e forneceu a proteção do solo molhado. Romanos usavam tamancos de madeira nos banhos quentes e estes foram referidos como "sandálias Tirreno". Sapatos de madeira também foram usadas em outras partes do mundo, como no Japão, onde as jovens foram para o templo usando tamancos de madeira ou de calçados. Estes foram os sapatos plataforma de madeira, muitas vezes 3-4 cm do chão e foram usadas com Tabi, um especial de meia. O Geta eram feitas de madeira nezuko porque era impermeável, leve e resistente. Referência para tamancos era lugar comum nas canções, poemas e romances do período Meiji, na virada deste século.
Posted by Toeslayer at 4:13 PM Posted by Toeslayer às 4:13
Os holandeses foram usando sapatos de madeira, ou tamancos, ou "Klompen" desde os tempos medievais. Originalmente, elas foram feitas com uma sola de madeira e um top ou uma pulseira de couro pregado à madeira. Eventualmente, o calçado começou a ser feito inteiramente de madeira para proteger todo o pé. Originalmente, amieiros, salgueiros e choupos madeiras foram usados. A guilda primeiro de socas remonta a cerca de 1570 na Holanda.
Industrial Footwear Industrial Calçado
Sapatos de madeira velho
Na Holanda, os sapatos de madeira são usados pelos agricultores, pescadores, operários, artesãos e outros, para proteger seus pés. Pregos, anzóis e cortantes que possam furar um arranque normal não vai passar por um sapato de madeira. Em embarcações e as docas e nos campos enlameados, sapatos de madeira também manter os pés secos.
Holandês Cloggers
Sapatos de madeira também são usados como uma parte essencial do traje tradicional para holandês entupimento ou Klompendanskunst. Tamancos para dançar são feitas de forma diferente, que eles podem ser mais leves. As solas são feitas de madeira de freixo, ea parte superior é cortada por baixo do tornozelo. Dancers criar um ritmo, tocando os dedos e calcanhares no chão de madeira.
FONTE: Por Margaret Montet.
São Paulo Alpargatas
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
São Paulo Alpargatas é uma indústria brasileira do ramo de calçados e lonas.
Histórico
Em 1907, o escocês Robert Fraser (oriundo da Argentina, em associação com uma indústria inglesa. Robert Fraser havia criado fabricas de Alpargatas na Argentina e no Uruguai), chega ao Brasil e funda a Sociedade Anonyma Fábrica Brazileira de Alpargatas e Calçados, que dois anos mais tarde passa a se chamar São Paulo Alpargatas Company S.A. Começa a produção de Alpargatas Roda e Encerados Locomotiva, na fábrica da Mooca, em São Paulo!
A empresa é impulsionada pelo sucesso das populares “Alpargatas Roda” na lavoura de café, até colocar suas ações na Bolsa de Valores de São Paulo. Supera as dificuldades da Primeira Guerra Mundial e a gripe espanhola.
Em 1922, a Empresa exibe seu talento na Exposição Internacional do Rio de Janeiro, com uma mostra completa de seus produtos.
Mas no final da década de 20, a crise econômica provocada pela superprodução de café e pela quebra da Bolsa de Nova York faz interromper a fabricação das Alpargatas Roda, um dos calçados mais acessíveis e populares do País até os anos 30.
Durante a Revolução de32, a Revolução Constitucionalista, a Alpargatas é convocada para prover os combatentes de mochilas, barracas e fardas.
Nos anos 40, a empresa cria um programa social pioneiro que incluía armazém de abastecimento, abono de Natal e o pagamento dos domingos e feriados não trabalhados, anos antes de tudo isso se tornar obrigatório. É o que sempre digo, com ou sem Getúlio (que o diabo o tenha) os direitos trabalhistas viriam à tona...
Com o lançamento do tênis Conga e do modelo Bamba Basquete, a Alpargatas inaugura uma nova era em calçados no Brasil. Quando JK dá início à construção da nova capital, e os trabalhadores que erguem Brasília calçam Sete Vidas...
Uma mostra do talento brasileiro é lançada nos anos 60: as sandálias Havaianas, que de imediato fazem o maior sucesso. Hoje as Havaianas são famosas no mundo todo e são até mesmo incluídas em mostras de design..
Nos anos 80 o Prêmio Mauá (Bolsa de Valores de São Paulo) é concedido à Alpargatas por seu relacionamento com o mercado acionário. A Empresa cresce e se desenvolve,sendo eleita a melhor do setor pela revista Exame. Em São Paulo,a área administrativa deixa o bairro da Mooca e vai para o Itaim Bibi... Novas fábricas são inauguradas em Campina Grande e Santa Rita,na Paraíba.
Atualmente o espaço da antiga Alpargatas é nobremente ocupado por um Campus da Anhembi Morumbi, e um teatro da mesma Universidade.
FONTE: PERMALINK.
Iniciou suas produções no distrito da Capital paulista da Mooca. Já em 1909 a empresa - com o nome de São Paulo Alpargatas Company S.A. - encontrava o sucesso na venda de seus produtos graças a utilização das sandálias e lonas na produção cafeeira.
Na década de 30 o controle acionário da São Paulo Alpargatas foi transferido para a empresa argentina. No entanto, em 1982, após um gradativo processo de nacionalização do capital iniciado em 1948, a São Paulo Alpargatas deixou de ter participação argentina e passou para ao controle do gupo Camargo Corrêa, seu maior acionista.
Superando inúmeras dificuldades ao longo dos cem anos, a companhia tornou-se uma das maiores indústrias calçadistas do Brasil.
Em 2008 adquiriu mais de 60% da Alpargatas Argentina, sua antiga controladora, passando a ser a maior calçadista da América do Sul.
[editar] Principais produtos e marcas
Além das lonas e sandálias, muitas das marcas lançadas ou adquiridas pela Alpargatas tornaram-se bastante populares no Brasil, e até mesmo fora dele. As principais são:
Havaianas, sandália de borracha, com riatas confluentes no primeiro pododáctilo.
Dupé, sandália semelhante às havaianas.
Kichute, tênis de borracha vulcanizada e lona pretas.
Topper, linha de calçados e objetos desportivos.
Rainha, linha de calçados e objetos desportivos.
Mizuno, linha de calçados e objetos desportivos - concessão de produção e venda da marca japonesa.
Timberland, linha de calçados e roupas casuais - concessão de produção e venda da marca americana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário