TUDO QUE FAÇO É NO MEU ATELIER RECANTO DA SEREIA. TUDO QUE VEJO RECICLO. FAÇO ARTESANATO EM GERAL. E TUDO QUE ACHO INTERESSANTE E FOR DE UTILIDADE PÚBLICA POSTO A TODOS.
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
Historia do Chapéu
fev 23rd, 2007 por Jornal Vanguarda Categoria: Colunistas, Fernanda De Césaro
A palavra chapéu provem do latim antigo, ” cappa”, ” capucho”, que significa peça usada para cobrir a cabeça. Os primeiros modelos de proteção para a cabeça surgiram por volta do ano 4000a.c no antigo Egito, na Babilônia e na Grécia, onde o uso de faixa na cabeça tinha a finalidade de prender e proteger o cabelo. A faixa estreita colocada em torno da copa dos chapéus da atualidade( a fita ou bandana) é um remanescente desse primeiro tipo de proteção para a cabeça.
Mais tarde originaram-se os turbantes, as tiaras e as coroas, usadas por nobres, sacerdotes e guerreiros como símbolo de status social. Como sinal de distinção social ou profissional permanecem de hoje os chapéus específicos destinados a pessoas que ocupam determinadas atividades ( soldados, marinheiros, eclesiásticos, etc…) O primeiro chapéu efetivamente usado foi o “PETASO” por volta do ano 2000 a.c. Tratava-se de um chapéu dotado de copa baixa e abas largas que os gregos faziam uso em suas viagens como uma forma de proteção. Era um tipo pratico, ajustável, podendo ser retirado com facilidade, tendo perdurado na Europa por toda a Idade Media (de 476 à 1453). Na antiga Roma (por volta do ano 1000 a.c), os escravos eram proibidos de usar chapéus. Quando eram libertados passaram a adotar uma espécie de chapéu semelhante ao barrete ( boné em forma de cone, com a ponta caída para um dos lados), e sinal de liberdade. Este tipo foi vivido durante a Revolução Francesa (final do século XVIII), chamado de ” bonnet rouge” e se tornou um símbolo do partido Republicano durante a República. Outro tipo bastante parecido com o ” bonnet rouge” foi o capuz, unido ou não a um manto, amplamente usado na Idade Media.
Chapéus Masculinos
Depois da Renascença (século XIV - XVI), os chapéus masculinos adquiriram diversos formatos, sendo ricamente enfeitados, e usados pelos homens poderosos. Parte desta época o aparecimento das boinas, na Itália, constituídas de uma peça circular de tecido franzido nas laterais, contendo uma faixa por onde passava um cordão ajustável. Durante a Revolução Francesa (1789 - 1799), quando as vestimentas foram influenciadas de modo a torna-las mais simples, surgiram os chapéus de copa alta de formato côncavo, que se desenvolveram ate darem origem as cartolas. Em 1900 o chapéu de feltro de lã ou pêlo, era o mais popular, aparecendo alguns anos depois os chapéus de palha, os do tipo marinheiro, etc…, sendo que a grande maioria dos modelos. Se originou no Reino Unido.
Chapéus Femininos
Na Idade Média (476 - 1453), as imposições religiosas obrigaram as mulheres a cobrir completamente os cabelos. Era hábitos das mulheres colocar uma armação de arame com formatos de coração, borboletas, etc…,sob a peça de tecido tornando-os extravagantes. Os cabelos eram penteados para trás, escondidos, e , se cresciam na testa, eram raspados para que o chapéu fosse a atração principal. Muitos outros modelos surgiram ate o final do século XVIII, quando apareceram as primeiras chapelarias ( loja onde se comercializam chapéus), que utilizavam em seus chapéus materiais como a palha, o feltro, tecidos, enfeites variados e elaborados de forma a combinar com os penteados da época. Após a Revolução Francesa (1800), surgiram os gorros com abas largas, dotados de uma fita ou faixa que dava um nó abaixo do queixo. Em 1860, esses gorros foram substituídos por chapéus de tecido ou outros materiais que eram presos a cabeça com alfinetes ou grampos. No inicio do século XX, os volumosos penteados da época originaram chapéus de grande dimensões, que cobriam os penteados.
Modelos Modernos
Nas primeiras décadas do século XX, os chapéus masculinos em suas formas e estilos, alteraram-se pouco em oposição aos chapéus femininos. Depois da década de 30, a te hoje, os chapéus passaram a ser encarados como um acessório de vestimenta e proteção. Nos paises tropicais, o uso dos chapéus tem função protetora, contra o sol e contra as intempéries ( mau tempo). Nos paises de climas frios, o chapéu tem uso mais freqüente, sobretudo como proteção de vento e temperaturas baixas. O chapéu é também um acessório importante de vestimenta para caracterizar personalidade de uma determinada pessoa através de suas diferentes formas, materiais e cores.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
ATELIER RECANTO DA SEREIA
- MARIA DA GRAÇA
- ITAPOÁ, SC, Brazil
- EM POUCAS PALAVRAS POSSO DIZER O QUE SOU: TENHO MUITA FÉ EM DEUS, SOU PROFESSORA APOSENTADA, TENHO 3 CURSOS UNIVERSITÁRIOS, UMA PÓS E ATUALMENTE SOU ARTESÃ E EXPERT EM CHAPÉUS, MEU ATUAL HOBBY, ALÉM DE OUTROS QUE TENHO. SOU AMIGA, AMOROSA, COMPANHEIRA, EXÓTICA, ALEGRE, FELIZ MESMO COM MUITOS DEFEITOS QUE SEM OS QUAIS NÃO SERIA UM SER HUMANO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário